Por que a carne suína aumentou tanto nos últimos anos?

Autora: Marina Francisca Reinert

Derivados da carne suína
Imagem de produtos derivados da carne suína produzidos pela Friwandal

A carne suína vem sofrendo aumentos constantes desde 2019, que primeiramente foram causados pelas exportações para a China. O país asiático sofreu uma queda em sua produção devido ao surto de peste suína, optando por comprar mais carnes de fora. Dessa forma, com as exportações em alta, a oferta dessa proteína para o mercado interno do Brasil diminuiu e os preços dispararam. Essa crise causada pela peste suína deve durar entre dois e três anos até a produção na China normalizar.

Em 2020, o aumento da carne suína ficou ainda mais forte. Desse modo, o principal motivo foi a desvalorização do real em comparação com o dólar. O câmbio impacta diretamente na mesa dos consumidores, em decorrência da lei da oferta e demanda. Em 12 meses a carne suína subiu cerca de 30% e continua aumentando.

“A China tem comprado muita carne do Brasil. Não só a bovina, que a gente ouve falar, mas também a suína e a aves. Além disso, a desvalorização cambial do real aumenta o interesse de outros países, porque está mais barato comprar aqui com cem dólares. Isso ajuda a ganhar novos mercados, e é bom para a balança comercial, mas é ruim para a inflação, pois o mercado nacional fica desabastecido, e os preços são forçados a subir” — explica o coordenador do IPC/FGV André Braz.

Além disso, o custo de produção dos animais também subiu em torno de 50%. A exportação de milho e soja (alimentos base da ração dos animais) também aumentou, deixando eles mais caros. E a compra de produtos importados, como as vacinas, também teve aumentos significativos.

A carne suína tem previsão para baixar?

Dessa forma, não há uma previsão para que a carne comece a baixar, pois depende da valorização da moeda nacional. Enquanto a desvalorização do real continuar, será mais vantajoso exportar nossos produtos e o aumento continuará.

Fontes:

Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/15/por-que-carne-bovina-esta-cara-veja-perguntas.htm>

Disponível em: <https://extra.globo.com/economia/carne-suina-entenda-os-motivos-da-alta-de-30-no-preco-em-12-meses-rv1-1-24731002.html>

Disponível em: <https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/preco-de-carnes-bovina-e-suina-dispara-aumento-verificado-foi-de-14-e-de-ate-26-respectivamente-269926/#:~:text=O%20pre%C3%A7o%20da%20carne%20disparou,anos%20os%20pre%C3%A7o%20do%20produto.>

Endereço

Rua Antônio Gesser, 500
Belchior Central - Gaspar / SC
CEP: 89117-635

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 17h.
Sábados: 07h às 11h30.