Mitos e verdades sobre a carne suína

O consumo de carne suína vem crescendo no Brasil, além de ser a proteína animal mais consumida do mundo todo. Os especialistas indicam que esse alimento é uma fonte rica de proteína e, dependendo do corte e da forma de preparo, pode ser mais saudável que a carne de gado ou de frango. Apesar disso, o seu consumo ainda é alvo de muitas dúvidas. Mulheres grávidas podem consumir? Engorda? É nutritiva? É muito gordurosa?

Para esclarecer algumas dessas dúvidas, nós trouxemos mitos e verdades acerca da carne de porco de acordo com as nutricionistas Juliana de Castilhos e Natália Alencar. Vem conferir!

1. A carne de porco pode transmitir doenças?
Sim, mas só se o corte comprado não for inspecionado e a preparação não for adequada. O porco é um hospedeiro intermediário. Isso significa que se o animal não se alimentou adequadamente – comeu comida humana contaminada e não ração, por exemplo – e, se for mal cozida, quem consome pode, sim, correr riscos. Para isso, dois passos precisam ser seguidos: o corte precisa de certificação do ministério e o cozimento precisa ser feito entre 70°C e 90°C.

2. A carne de porco é branca ou vermelha?
É vermelha. O animal tem menos hemoglobina que o boi e a vaca, por isso a cor é mais clara, explica Juliana. Há quem diga que o porco é uma carne mista – entre a vermelha e a branca – mas os nutrólogos a consideram vermelha.

3. Os cortes suínos são mais gordos e têm mais colesterol?
Depende. Alguns cortes podem ter até metade da gordura e do colesterol do que algumas opções de gado ou frango. Um pedaço de lombo suíno, por exemplo, em comparação com a coxa de frango, pode ser bem mais saudável. Em relação às proteínas, o porco também pode levar vantagem: um pedaço de 100g de lombo tem cerca de 37g de proteína, enquanto o mesmo tamanho de coxa de frango tem, em média, 28g.

4. Quantas vezes por semana a carne suína pode ser incluída na dieta?
O ideal é consumir o alimento até três vezes na semana e alternar com peixes, gado, frango e ovos. É importante sempre escolher cortes mais magros e não fritar.

5. Mulheres grávidas podem comer carne de porco?
Sim, desde que se tenha comprado uma carne de procedência conhecida e a preparação tenha sido adequada.

6. Quais cortes são saudáveis?
Lombo, bisteca e pernil são as opções mais magras.

7. A carne suína é nutritiva?  
A carne suína é rica em nutrientes, dentre as suas propriedades nutricionais apresenta alto teor de potássio, ferro e vitaminas do complexo B com destaque para vitamina B12. Além disso, apresenta teor de proteínas similar aos demais cortes de carne e de alto valor biológico.

8. É uma carne com mais gordura e pode aumentar o colesterol? 
MITO. Diferentemente do que muitos consumidores imaginam, o teor de colesterol da carne suína é inferior comparado a outros cortes cárneos.  Uma dica para consumir menos gordura está na escolha do corte, por exemplo, o lombo é uma carne mais magra comparado ao pernil suíno. Outra vantagem da carne suína é que, dependendo do corte, é possível você retirar a gordura aparente da carne, uma vez que, a gordura não está entremeada na carne.

Fontes:

Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2016/04/mitos-e-verdades-da-carne-de-porco-5753937.html> Acesso em: 17 maio 2021.

Disponível em: <https://scc10.com.br/noticias/nutricionista-esclarece-mitos-e-verdades-da-carne-de-porco/#:~:text=aumentar%20o%20colesterol%3F-,MITO.,magra%20comparado%20ao%20pernil%20su%C3%ADno.> Acesso em: 17 maio 2021.

Endereço

Rua Antônio Gesser, 500
Belchior Central - Gaspar / SC
CEP: 89117-635

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 07h às 17h.
Sábados: 07h às 11h30.